quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Entendendo cada fio.

Vamos lá...

  • Os fios crescem em média 1 cm por mês. 
  • Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como proteção da cabeça.
  • Seu principal componente é a queratina.
  • Podemos dividir o cabelo em três partes: cutículacórtex e medula.


Cutícula
1-É a camada externa do fio de cabelo que se divide em camadas que, sobrepostas oferecem excelente proteção ao córtex

Cabelos saudáveis: Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular, o que mantém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo, mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.
1-ESQUERDO- cutícula aberta; DIREITO- cutícula fechada.

Cortéx
2-Região intermediária onde transformamos, de todas as formas, a estrutura do cabelo. Representa o coração do fio capilar. O grau de resistência, elasticidade e a cor do pelo dependem de sua estrutura, representa 90% do fio.


Médula
3- Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Ainda não foi determinada a função desta região.

Importantissimo.

O termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada  que protege o cabelo, a pele e a unha têm pH ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos. Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.

Obs: Estarei sempre falando de PH, muito importante para termos cabelos "biiiitos".

Cacheados

Os cabelos cacheados tendem a ser mais secos devido seu formato em espiral que dificulta sua hidratação, e por isso necessitam de muita atenção. Como geralmente são cheios precisam de hidratação constate para que fiquem mais brilhantes, sedosos e não muito volumosos. 


http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/trabalhando-escala-ph.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabelo


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